sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Lesão grave

Peço desculpa pela falta de actualização mas a verdade é que a vontade de escrever tem sido proporcional aos treinos que tenho efectuado: zero. Não por falta de vontade, mas por uma dor que me começou a aparecer no fundo das costas e se começava a alastrar à perna direita. Fui fazer um TAC e o prognóstico não é famoso: hérnia no L5, mais uma série de pormenores (ou pormaiores) que me estão a causar muita dor e praticamente não me consigo mexer sem medicação.

Já fiz uma ressonância magnética e estou à espera dos resultados mas segundo o neurocirurgião que consultei é muito provável que necessite de ser operado :(

Eu vou dando notícias.

Se souberem de casos semelhantes e queiram partilhar, estão à vontade, toda a força é bem vinda.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Pequena paragem na preparação...

Já há 15 dias que não escrevia nada, muito por culpa de uma pequena lesão que me vinha apoquentando desde o Trail dos Amigos da Montanha, dia 27 Novembro. A verdade é que desde aí que sentia um ligeiro incómodo na parte interior do pé. Ao início não liguei muito, mas a verdade é que a dor não passava e fui obrigado a parar e ir ao fisioterapeuta. (dia 13 ou 14)

Diagnóstico: Tendinite. Com o forçar da prova de montanha, aliado à falta de hábito nesse tipo de provas e provavelmente um forçar excessivo logo para a primeira prova, fiz uma inflamação numa parte do pé que tem muitos tendões. Parei durante essa semana e no domingo (dia 18) fui correr na mesma para a estrada e fiz o treino normal, mas cheguei ao fim com o pé muito dorido. Apartir daí tem sido repouso absoluto e tratamento diário e só esta terça feira ( dia 27), após 10 dias de repouso absoluto fui dar uma corridinha de 45' e estou muito melhor, praticamente a 100%.

Vou continuar em repouso até ao início do ano, não quero correr qualquer risco. O bom treino que realizei em Novembro e início de Dezembro não me vão deixar ir muito abaixo e os 21 días que terei até à Meia Maratona (dia 22 Janeiro) serão, à partida, suficientes para realizar uma boa prova e tentar baixar da 1h30. Por falar em 1h30, o pessoal com quem treino diz que devia apontar para 1h20, mas a verdade  é que tenho algum receio. É a minha primeira meia maratona e prefiro ir com um objectivo mais modesto e ao longo da prova vou ajustando os objectivos, consoante me for sentindo.

Votos de uma boa passagem de ano para todos e que 2012 seja melhor que 2011 e que consigam cumprir todos os vossos objectivos. Deixem a conversa da crise, patati patata e foquem-se no trabalho e força de vontade, porque se formos fortes e focados nos nossos objectivos, é muito mais fácil de atingirmos os atingirmos.

sábado, 10 de dezembro de 2011

O treino continua a bom ritmo...

Pois é, já lá vão 15 dias sobre o meu último comentário no blog. Apesar desta pouca vontade de escrever, os treinos têm decorrido a bom ritmo. Decidi que vou fazer apenas a S. Silvestre de Famalicão (dia  18) até ao fim do ano e que a próxima corrida "a sério" vai ser a Meia de Viana do Castelo. Tenho por isso seguido um plano de treinos com vista a esse objectivo, mas como quero em 2012 fazer também provas de trail e BTT, tenho optado por um treino bastante diversificado.

Assim sendo a minha semana tipo tem sido:

Segundas - Rampas! Faço um bom aquecimento e depois faço 8 a 10 séries de rampas. Noto que este treino tem sido muito benéfico, naquilo que era uma das minhas principais lacunas, as subidas.

Terças- 50' a 1h em ritmo lento

Quartas - Fartlek ou treino de ritmo progressivo

Quintas - Séries (em plano)

Sextas - 50' a 1h em ritmo lento

Sábado - Dia dedicado ao BTT. Para já sinto que um dia por semana de BTT chega, futuramente logo se verá.

Domingo - Tenho dedicado os domingos a fazer treinos longos em estrada, com um grupo de pessoal que normalmente encontro no dia a dia no parque da cidade. Têm sido treinos a rondar os 18km, com várias mudanças de ritmo e muita animação, tenho gostado muito.

Estes treinos são flexiveis. Se em determinado dia encontro um grupo jeitoso a determinado ritmo, prefiro fazer o treino acompanhado, mesmo que coloque um pouco de parte o meu plano. Treinar acompanhado é incomparavelmente mais fácil do que sozinho, nem se dá pelo tempo a passar.

Optei também por avançar para a compra do Garmin 305 ForeRunner (um pouco influenciado por um colega, mas a verdade é que já andava a pensar comprar algo do género) para ter um maior controlo dos meus treinos, por isso brevemente vamos ter aqui um novo formato na descrição dos treinos :)

Abraço e até breve!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Objectivo Cumprido!

Eram 5:45h da manhã já o despertador tocava. Apesar de correr em "casa" gosto sempre de acordar cedo, para tomar um bom pequeno almoço e ter tempo de digerir tudo, e assim foi. Eram cerca de 7h20 arranquei para o centro para fazer um aquecimento e partir para os 23km.

Na partida, muita gente conhecida, bom ambiente, ultimam-se as "estratégias" e às 8h10 foi dado o tiro de partida pelo Carlos Sá. Tendo em conta que era a minha primeira prova de montanha, não fazia a menor ideia daquilo que ia encontrar e opto por fazer uma prova contida, e a apontar para perto das 3h. Os primeiros 3-4 foram feitos a bom ritmo (praticamente só estrada) mas apartir dos 4km a coisa piorou... entramos no monte "a sério" e comecei a perceber que se calhar aquilo ia custar um bocadinho mais do que o que eu esperava.

O primeiro cume era o mais ligeiro, ainda assim chego lá acima e parece que me estavam a apertar os gémeos, a subida custou-me mesmo muito, a falta de preparação em montanha fez-se notar muito e cheguei lá acima e só pensava como ia fazer o resto... Os próximos 4-5 aligeiraram um bocadinho o que me permitiu recuperar e ao passar aos 11-12km já estava melhor animicamente, metade estava feito e até não me estava a sentir mal.

O segundo cume foi ainda pior. Uma subida de cerca de 1km, muito íngreme (zonas de 30% de inclinação) e chego lá acima a faltar cerca de 6-7km mas com muitas dores (principalmente nos gémeos). E se a subida custou, a descida não foi melhor. Devido ao cansaço e à falta de prática da minha parte, as descidas são sem dúvida um ponto a melhorar. Os últimos 5 km foram praticamente em terreno acessível e permitiram-me colocar um ritmo certinho e acabar com um tempo de 2h32m53s, o que foi fantástico.

Desta minha 1ª participação tenho alguns apontamentos a fazer:

-Organização simplesmente fabulosa! Tudo correu bem, óptimas marcações, abastecimentos completos, parabéns aos Amigos da Montanha.

-Adorei correr no monte. Paisagens brutais e acima de tudo, uma paz de espírito muito grande. É óptimo correr e apreciar paisagens lindíssimas, respirar ar puro e correr ao lado de pessoas que são verdadeiros companheiros (apesar de alguns apenas ter conhecido durante a própria corrida) A verdade é que apesar do carácter competitivo da prova, notei uma grande entreajuda entre todos e isso é de salutar. Fiquei fã do Trail e espero fazer mais provas em breve.

-Nota para o excelente tempo que se fez sentir. Tempo seco e fresquinho, estava um dia perfeito.

Próximo objectivo? Ainda vou estudar, mas o mais provável é fazer uma São Silvestre (provavelmente a de Braga) e depois a Meia Maratona Manuela Machado. Em termos de Trail ainda vou estudar o calendário, mas já apontei o Trail por terras de Sicó em Fevereiro.

Segue-se uma semaninha de recuperação para depois atacar as próximas aventuras na máxima força!

sábado, 26 de novembro de 2011

Semana Calma, aproxima-se o dia do Trail dos Amigos da Montanha!

O resto da semana foi bastante calma, como tinha previsto:

Terça Feira - 20' RL + 20' RC + 20' RL

Quarta Feira - Descanso (forçado por "trabalhos  forçados")

Quinta e Sexta Feira - 40' sempre em ritmo muuuito lento

Sábado (hoje) - Vou fazer 25'-30' em ritmo de passeio, gosto de treinar no dia anterior às provas.

Quanto à prova em si, são 23km com um desnível de quase 1000mt. Vou com o objectivo de desfrutar da paisagem e fazer o melhor possível. Tenho a noção que estou cada vez melhor fisicamente, mas o Trail é uma novidade para mim e por isso vou com alguma calma, não quero estragar a preparação para os grandes objectivos que se avizinham em 2012.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Semana de 14 a 20 de Novembro

Foi uma boa semana de treinos. Tendo em vista o Trail a 16 deste mês, era nesta semana que tinha de forçar um bocadinho e assim foi.

Segunda Feira- 50' em Ritmo Lento

Terça Feira - 25' RL + 10*200mt + 10' descompressão.

Quarta Feira - Senti-me algo cansado após o forte treino de terça feira e optei por fazer "apenas" 45'  em Ritmo Lento e uma boa sessão de alongamentos.

Quinta Feira - Uma espécie de Fartlek com vários ritmos e várias rampas.

Sexta Feira - Descanso (o corpo também precisa de vez em quando)

No fim de semana forcei um bocadinho e no Sábado fiz 18km em Ritmo de Competição (1h15) e no Domingo fiz 1h30 em Ritmo muuuito lento.

Esta semana que agora começa vai ser praticamente rolar sem grandes esforços e já comecei hoje com 45' em RL.Vou tentar não abrandar muito porque o Trail não é o meu objectivo principal, mas quero estar boas condições para mais uma prova na minha terra :)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Depois da Maratona

Posso dizer com convicção que o dia 7 de Novembro foi o dia em que senti mais dores musculares em toda a minha vida. Estava completamente "de rastos". Tinha como plano fazer uma corrida de descompressão (20-25min) na segunda feira, mas foi completamente impossível. Optei por um banho de imersão e uma massagem e que bem que me soube.

Na terça lá fui fazer um treininho de 30min e parecia que tinha mais 25kg cada perna, impressionante! A verdade é que no dia a seguir já estava bem melhor e consegui treinar na quinta, sexta e sábado (sempre corridas lentas e curtas) e no domingo já fiz umas séries em subida, com vista ao Trail dos AM no dia 27, mas ainda me senti muuuito preso e não sei até que ponto vou conseguir recuperar da maratona até ao dia 27, vamos lá ver como corre a próxima semana.

Entretanto já me decidi, vou experimentar o Trail dos AM e depois vou focar o meu treino na Meia Maratona Manuela Machado (ela que me deu incentivo na Maratona do Porto)